jun 192007
 

Slackware Current

Acabei estimulado ao observar listas e a slackware zine[1], a fazer a atualização do meu sistema e tentar ver se consegui de fato utilizar melhor meu hardware, pois eu vejo que existe um consumo muito alto de memória, que pra mim parece ser estranho, pois agora com 768mb a carga do sistema é quase total, permanecendo apenas uns 200 a 100 mb livres, e quando tinha 256mb (+/- um mês atrás) essa carga não passava dos 200mb, ou seja, ou é técnica para otimizar o uso e o sistema vai reciclando a memoria alocada ou tem alguma coisa muito errada no meu sistema/configuração.

O fato é, que acabei fazendo besteira:

Apaguei alguns arquivos acidentalmente (dica: não coloque arquivos importantes no /tmp) e meu costume/experiência com ms-windows, quando fazia cagada era só usar uns softwares para recuperação de arquivo deletado, então pensei “Se no windows eu podia, no linux é claro que é mais fácil assim, já que temos praticamente tudo que precisamos, ainda mais quando é baixo nível”.
Espertamente comecei a procurar no google como recuperar arquivos deletados de partições reiserfs, e rapidamente encontrei uma série de artigos que ensinavam os mesmos procedimentos, então sendo esperto, lá fui eu recuperar meus arquivos, de fato tudo funcionou conforme o tutorial[2] e meu diretório “/lost+found”, ficou cheio de arquivos com nomes estranhos, então fui lá e dei boot pelo kernel padrão, pois havia feito a operação com o CD de instalação do slack 11, porém cadê o sistema? começou dando erro dizendo que não localizava a imagem do kernel, mexi mais um pouco e consegui encontrar uma das diversas imagens e com ela consegui avançar, porém o sistema não consegui carregar os comandos do inittab[3] e seguindo as recomendações e por ter pressa pois ia palestrar em alguns dias, resolvi começar um sistema novo, do zero. Esse foi o pior momento que tive ao utilizar Linux/Slackware, porém apesar de ser grave acredito que tive problemas piores ou do mesmo porte e muito mais recorrentes com ms-windows, os quais me levaram a abandonar o sistema por não aguentar mais as dores de cabeça.

Resultado: Hoje estou com o slackware 12 rc1 :), e tive um ou outro problema de inicialização com um kernel que compilei, mas entrando com o kernel padrão o sistema de journaling se corrigiu e pronto, está firme e forte e voltei a programar e nunca mais tento recuperar arquivos deletados usando o reiserfsck.

T+!
Vida Longa e Próspera!

———————————————-

Referência
[1] SlackwareZine – http://www.slackwarezine.com.br
[2] tutorial para recuperar arquivos – http://www.guiadohardware.net/dicas/recuperando-arquivos-particoes-reiserfs.html
[3] inittab (Minha mensagem pedido help! 🙂 )- http://groups.google.com/group/slack-users-br/browse_thread/thread/e5ff34902fea86d2/?hl=pt-BR

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(requerido)

(requerido)