maio 282007
 

Para quem não sabe CodeBlocks[1] é uma IDE para C e C++ multiplataforma, disponível para MS-Windows e Linux.
Vale a pena uma pequena observação, apesar da IDE estar aparentemente congelada no tempo, pois o último release oficial foi em 2005, isso não quer dizer que a ferramenta esteja estagnada, muito pelo contrario nesse final de semana a revisão no controle de versão do projeto chegou na incrível marca de 4000 (quatro mil), isso mesmo quatro mil revisões num projeto, podemos concluír então que é um projeto que está em pleno vapor.
Quanto aos releases oficiais, estes foram congelados para que a equipe de desenvolvimento pudesse arrumar algumas coisas internas da ferramenta, e acredito que em breve devem lançar não mais a versão 1, e sim provavelmente a versão 2.0 ou maior pois houve muitas mudanças tanto internas quanto externas da ferramenta.
Só pra ressaltar a equipe lança quase que diariamente um build noturno[2], ou seja, todo dia ao final do trabalho, se o código estiver estável (compilavel) eles geram algumas versões do programa para o pessoal poder baixar.
No meu caso utilizo o CodeBlocks para desenvolver meus jogos, e para isso gosto de contar com a versão mais recente possível das ferramentas, sendo assim, acabo tendo que pegar o código do svn e compilar, principalmente para meu linux, pois não há builds noturnos para o Slackware.
E como esse final de semana estive atualizando meu slackware 11.0 para o current (11.1) e tive que recompilar algumas coisas, e mexendo na Internet acabei aprendendo a criar pacotes para o Slack, então agora eu disponibilizo para a Comunidade o CodeBlocks-by-FZ[3]

Arquivo Genérico (Acredito que possa ser usado em qualquer GNU/Linux)
http://codigolivre.org.br/frs/download.php/5830/codeblocks-rev_4000-i686-FZ.tar.gz

Pacote para Slackware 11.0
http://codigolivre.org.br/frs/download.php/5829/codeblocks-rev_4000-i686-6FZ.tgz

Nota:

Até o próximo final de semana devo lançar um novo pacote, enquanto isso, fiquem avisados!

O pacote para slackware instala o codeblocks com base em “/usr/local/”, por alguns problemas de tempo, não pude corrigir a instalação para que fique no local correto que seria em “/usr/”, porém não creio que seja algo que deva gerar impedimento para utilizar este pacote, basta um simples “upgradepkg” para que o problema da localização anterior seja corrigido.

T+!
Vida Longa e Próspera!

———————————————-

Referência
[1] CodeBlocks – http://www.codeblocks.org
[2] Build Noturno – http://forums.codeblocks.org/index.php?board=20.0
[3] CodeBlocks-by-FZ – http://pjmoo.codigolivre.org.br/wiki/index.php/CodeBlocks

  3 Responses to “CodeBlocks Slackware”

Comments (3)
  1. detonando no slack ehn cara!! showww demais!

  2. Fala FZ!eu queria usar o CB no meu ubuntu, mas não conseguia achar nem um pacote nem como montar o desgraçado. pro meu projeto seria o ideal, visto que ja uso o CB no windows…Agora que você lembrou ,vou tentar de novo (apesar de ja estar bem habituado ao bom e velho Emacs)projetos SDL compilam em windows e linux sem mudança nas bibliotecas inclusas,certo?

  3. Blz! Sim cara se o projeto for realmente em ansi c++, e utilizar SDL o mesmo vai compilar sem problemas tanto em linux quanto em windows. O maior problema que tem eh quando se usa os compiladores da MS, eles sao feras pra fazer vc fugir do padrao sem perceber.Quanto a questao do CodeBlocks, sempre sai um build noturno para debian ou eh pra ubuntu mesmo, nem sei da uma olhada que talvez sirva pra vc, em todo caso, talvez esse pacote generico que fiz funcione. Qualquer coisa da um tok, t+

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(requerido)

(requerido)